Mais Educação

Blog do Programa Mais Educação da Escola Municipal Dr. Blatazar de Bem, de Cachoeira do Sul, RS. Nosso objetivo é divulgar as oficinas realizadas pelos monitores e alunos; compartilhando experiências e atividades na perspectiva da Educação de Integral.

Baltazar Notícias

 


I Edição – I Trimestre de 2012
Lançamento do Projeto  MAIS EDUCAÇÃO
A Escola Baltazar de Bem lançou na terça- feira do dia 20 de março de 2012 o Projeto Mais Educação. Durante o lançamento do projeto o que chamou a atenção da comunidade escolar foi a animação de professores e alunos. O objetivo deste projeto é ampliar o tempo e o espaço educacional dos alunos na escola. Trata-se de uma contribuição para a formação integral de crianças, adolescentes e jovens, Os alunos participam de atividades no turno oposto ao das aulas regulares.  A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades tais como vice prefeito Ronaldo Trojahn, Neiron Viegas, Ana Margarete Machado Elaine Paz ,Milton Fêlix entre outros.
A solenidade contou com a participação da Banda Baltazar de Bem, coordenada pelo instrutor musical Luciano e pelas coreógrafas Marli e Carla que trouxeram coreografias novas. Também fomos abençoados pelo Padre Jorge da                       igreja São José
Todos os convidados conheceram a sala do projeto mais educação que foi reformada e equipada com móveis, jogos pedagógicos, material esportivos, flautas e estantes para partitura. Para encerrar com chave de ouro degustamos um delicioso coquetel

O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas     em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.
A professora Alzira é a coordenadora do Projeto, ela está substituindo a professora Adelina que por motivos de saúde teve de se afastar do projeto.
 As monitoras são:
·         Fernanda responsável pela oficina Jornal Escolar,
·          Marta  pela oficina Letramento,
·          Sheila pela oficina Futsal,
·          Francisca pela oficina da Matemática
·           Ana Moser com a oficina de Flauta;
As monitoras irão atender 100 alunos nos 2 turnos.

JORNAL ESCOLAR
Com a abertura das oficinas, foi discutido o nome para o Jornal Escolar que será produzido pelos alunos do Projeto Mais Educação.



Na oficina do Jornal Escolar a professora Fernanda realizou debates, enquetes e votação 
para o escolher um nome para jornal.
Surgiram 13 nomes, desses foram escolhidos 4 nomes para que fosse realizada uma eleição através do voto e também fizemos uma enquete através do blog http://escolabaltazardebem.blogspot.com.br/, com o auxílio da professora Valquíria.



CIDADANIA... Começa na escola 
Votar é preciso
 No dia 02 de abril os alunos do Mais Educação escolheram o nome do Jornal através da eleição direta. O pleito  eleitoral da escolha do nome do jornal  serviu para incentivar o civismo e a liberdade de escolha.

Apuração dos votos


Baltazar Notícias....................................33 votos
Mais Educação em Ação........................15votos
Baltazar Informação.................................0 votos
Jornal Mais Educação............................09 votos
Brancos e nulos .......................................02votos



MÚSICA NA ESCOLA
     A Escola Baltazar incentiva a musicalidade na formação de seus alunos através da Banda Baltazar de Bem, com aula de violão e coral coordenado pelo Professor Ezequiel Rosa e Grupo de Flauta coordenado pela professora Sandra.
O Mais Educação também oferece a oficina de Flauta coordenado pela professora Ana Moser.
 Em nossa escola é ensinado além dos livros, pois acreditamos que uma educação de qualidade depende do despertar e incentivar os
alunos outras habilidades que não sejam apenas didáticas e a música contribui muito para isso.


JP em Sala de Aula
A oficina Jornal Escolar participa do JP sala de aula para que os alunos conheçam novas linguagens e estruturas de textos e que esse instrumento seja um incentivo que os alunos produzam o nosso jornal Escolar. Baseado no
1º caderno do JP sala de aula do dia 2 de abril de 2012 trabalhamos o tema “O que os jovens podem fazer pela a escola”.

Os alunos do Mais Educação citaram que os jovens podem:
·         Cuidar da limpeza da escola;
·         Não depredar o patrimônio escolar;
·         Respeitar professores, funcionários e colegas;
·         Maior envolvimento dos alunos com a escolar;
·         Participar e valorizar dos projetos oferecidos pela escola;
·         Ajudar no embelezamento da escola.


VOCÊ É UMA MULHER:

ADIMIRÁVEL
DEDICADA
ESPECIAL
LUTADORA
ILUMINADA
NOTÁVEL
AMIGA




ALUNOS CRIAM O LOGOTIPO DO JORNAL
Todos os alunos participaram na elaboração de um logotipo para o Jornal Escolar. Foram várias criações, e alunos escolheram um através de uma votação. O logotipo criado pelo aluno Tafferson Rael Soares foi o vencedor.



Merenda Escolar
 A Escola Baltazar oferece almoço e lanche para os alunos do Projeto Mais. As refeições são preparadas pela merendeira Clélia com muita dedicação e carinho, sempre com o apoio das colegas Lindóia, Cleoci,Adriana e Jandira. Além de cozinharem para os 100 alunos do projeto elas preparam merenda para os alunos do turno  da manhã e tarde totalizando mais de 700  refeições por dia. O cardápio é variado e saboroso, já foi servido carreteiro, arroz com galinha,lentilha,arroz, feijão, suco de uva e panquecas preparada pela monitora Fernanda.


OFICINA LETRAMENTO
 Segundo Magda Soares “...letrar é mais que alfabetizar,é ensinar a ler e escrever dentro
de um contexto onde a escrita e a leitura tenham sentido e façam parte da vida do aluno.”
A oficina do Letramento na escola Baltazar também pretende auxiliar os alunos na leitura e na escrita do mundo; através de jogos pedagógicos,participando JP em sala de aula,produção textuais e etc.A oficina é coordenada pela monitora Francisca  que também proporciona aos alunos o reforço escolar.



OFICINA DE MATEMÁTICA
Quando estamos pretendendo realizar uma atividade, dificilmente associamos a algum conhecimento matemático, ou até mesmo não fazemos a associação com nenhuma disciplina escolar. É importante observar que em todas as atividades que realizamos diariamente tem sempre um questionamento a se fazer relacionado a matemática.
Uma atividade que podemos pegar como exemplo é uma simples ida a padaria, você deve estar pensando, porque padaria? Digamos que pela manhã você vai a padaria comprar pão, em seguida você pensa em quantos pães comprar, ou seja quantas unidades. Sabendo a quantidade que vai comprar vem o questionamento: qual o valor de dinheiro que vou gastar para fazer a compra?A professora Marta monitora da Oficina de Matemática procura trabalhar com os alunos a matemática do  cotidiano e auxilia os alunos nos temas de casa e estimula o raciocínio lógico com jogos educativos

FUTSAL
O esporte atualmente vem adquirindo espaço e importância cada vez mais no ambiente escolar,  e em nossa sociedade. No Mais Educação da Escola Baltazar a Oficina de Futsal é coordenada
pela monitora Sheila. Os alunos praticam a oficina na Pracinha perto do Módulo da Brigada na Avenida Brasil porque a quadra está interditada até a conclusão da cobertura da quadra.

                                                 HOMENAGEM PÓSTUMA

Tio Nilton maneira carinhosa que todos o conheciam. Era marido da ex-diretora Jane Peixoto. Mas decidimos homenagear ele por que hoje já não esta entre nós,perdeu a vida fazendo o que mais gostava ,dirigindo seu caminhão.Ele era incentivador da educação,e se hoje sou professora é por que teve um casal que acreditou que eu poderia realizar meu sonho.Ele estava sempre disposto a ajudar,era figura conhecida da comunidade escolar da escola,incentivava os alunos a participarem de jogos,grupos de dança e passeios etc..Se não tivessem transporte,ele carregava em seu carro os alunos e professores.Era uma pessoa digna e humilde que faz muita falta a família e amigos. DESCANSA EM PAZ GAÚCHO DE TRADIÇÃO!
Monitora Fernanda Furtado






EXPEDIENTE
E.M.E.F. Dr.Baltazar de Bem
Diretora: Amália Dorneles Rodrigues
Coordenadora do Projeto: Alzira Lehmen
Tiragem: 50 exemplares
Formatação e impressão: LABIN da Escola
Monitoras responsáveis Fernanda e Marta

Um comentário:

  1. O primeiro exemplar de nosso jornal já saiu, estamos trabalhando duro para publicar o segundo exemplar, breve teremos novidades, beijos Fernanda Furtado(prof. responsável pela oficina de jornal)

    ResponderExcluir